Turismo na Amazônia

Turismo gastronômico é tema de debate na FITA 2021

Turismo gastronômico é tema de debate na FITA 2021

A palestra-show deste sábado (27) na 9ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA) promoveu um debate construtivo e animado entre o chef de cozinha paraense Saulo Jennings e a jornalista, pesquisadora e curadora gastronômica paulista Luiza Fecarotta, com um olhar atento ao papel exercido atualmente pelo turismo gastronômico no crescimento da atividade e fortalecimento dos fluxos de visitante, bem como o desenvolvimento da economia local."Ninguém vive sem comer. A gente viaja, se locomove e precisa comer. Então se pensarmos como uma necessidade básica do ser humano, por que não transformar isso numa plena expressão de uma cultura e de…
Saiba Mais
Parque Zoobotânico, e-marketplace e turismo de base comunitária se destacam no terceiro dia da FITA

Parque Zoobotânico, e-marketplace e turismo de base comunitária se destacam no terceiro dia da FITA

Com uma vasta programação de capacitações, painéis temáticos e palestras, no terceiro dia da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), no sábado (27), cases como o Parque Zoobotânico Vale, em Parauapebas, estratégias de mercado como e-marketplace e atividades de turismo de base comunitária em áreas de conservação e reservas ambientais se destacaram junto ao público presente na Estação das Docas. Pela manhã, foram apresentadas algumas políticas públicas e ações da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) como Observatório do Turismo do Pará, com fomento de pesquisas relacionadas ao setor. A companhia Vale, patrocinadora do evento, apresentou o case de…
Saiba Mais
Em Belém, FITA é aberta oficialmente com cerimônia-show e grande público

Em Belém, FITA é aberta oficialmente com cerimônia-show e grande público

Música, dança, manifestações artísticas, folclore e tradições culturais do Pará marcaram a cerimônia-show de abertura da 9ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), na noite da última quinta-feira (25), no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas. O evento contou com a presença do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, do secretário de Turismo do Pará, André Dias, além da deputada estadual Paula Gomes, da Comissão de Turismo da Alepa, do presidente da Fecomércio do Pará, Sebastião Campos, do superintendente do Sebrae-PA, Rubens Magno, entre outros dirigentes e autoridades da região Norte. Marujada de Bragança/ParáBoi Tinga…
Saiba Mais
Palestras-Show são atrações da FITA 2021

Palestras-Show são atrações da FITA 2021

O jornalista e apresentador de TV Zeca Camargo, o viajante ao mundo Anderson Dias, o chef de cozinha Saulo Jennings e a jornalista e curadora gastronômica Luiza Fecarotta são atrações desta edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA). O evento, que é uma realização e promoção da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), vai ocorrer de 25 a 28 de novembro, no Armazém das Feiras, da Estação das Docas, em Belém (PA). Secretário de Turismo do Pará, André Dias, comenta como foi definida a estratégia. O secretário de Turismo do Pará, André Dias, comenta como foi definida a…
Saiba Mais
Dia da Amazônia Azul: uma homenagem ao mar do Brasil e suas riquezas

Dia da Amazônia Azul: uma homenagem ao mar do Brasil e suas riquezas

A celebração de uma das maiores virtudes naturais do Brasil, que cativa o interesse de visitantes nacionais e estrangeiros e contribui para a movimentação de turistas país afora. Trata-se da chamada “Amazônia Azul”, conceito que abrange os espaços oceânicos da nação, orientando o seu desenvolvimento econômico e inserindo o Brasil na vanguarda da preservação e do uso sustentável de seus mares. Praia da Boca da Barra, uma das atrações de Boipeba, na Bahia. Crédito: Marcio Filho/MTur Destinos A expressão, que alude à importância da Floresta Amazônica para o país, engloba uma área marítima total de cerca de 5,7 milhões de…
Saiba Mais
Círio de Nazaré, Modos de Fazer Queijo de Minas e Renda Irlandesa são revalidados pelo Iphan

Círio de Nazaré, Modos de Fazer Queijo de Minas e Renda Irlandesa são revalidados pelo Iphan

Três patrimônios culturais imateriais brasileiros foram revalidados nesta quinta-feira (11.11): Círio de Nossa Senhora de Nazaré (PA), Modo Artesanal de Fazer Queijo de Minas (MG) e o Modo de Fazer Renda Irlandesa, tendo a cidade de Divina Pastora (SE) como referência neste ofício. A decisão foi aprovada, por unanimidade, durante a 98ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, órgão consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que integra a estrutura do Ministério do Turismo. Círio de Nossa Senhora de Nazaré (PA) Foto: Fernando Nobre “O cuidado com o nosso Patrimônio Cultural é permanente e um compromisso…
Saiba Mais
Do Pantanal à Amazônia, pluralidade do Brasil estará representada no Festuris

Do Pantanal à Amazônia, pluralidade do Brasil estará representada no Festuris

De Norte a Sul, do interior às capitais, as múltiplas faces do Brasil estarão presentes no 33º Festuris Gramado, que inicia na próxima quinta-feira (4), no Serra Park. A pandemia modificou o comportamento dos viajantes, o que aqueceu o turismo interno e levou muita gente a optar por conhecer mais a fundo seu estado ou país. Mesmo com a abertura das fronteiras, essa tendência deverá ser mantida e, diante disso, os estados brasileiros estão apostando na promoção de seus atrativos. Macaco Aranha Foto: Fernando Nobre Estados de todas as regiões do Brasil marcarão presença na feira de turismo. Entre eles,…
Saiba Mais
Fórum MOB-Tur discute o setor aéreo na Amazônia

Fórum MOB-Tur discute o setor aéreo na Amazônia

“O Turismo na Amazônia e o Setor Aéreo”. Este foi o tema da 2ª Reunião Extraordinária do Fórum de Mobilidade e Conectividade Turística (MOB-Tur), realizada, em Brasília (DF). Entre os assuntos debatidos estiveram iniciativas e perspectivas de desenvolvimento do turismo e as medidas adotadas para o estímulo da aviação regional no norte do Brasil. Além do Ministério do Turismo, estiveram presentes representantes da ANP, ANAC, Ministério da Infraestrutura, BNDES e gestores públicos do turismo da região Norte. Abrindo os trabalhos, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destacou a importância de uma ação integrado na busca de melhorias para o…
Saiba Mais
Com apoio do MTur, Rotas Amazônicas Integradas são case na Abav Expo 2021

Com apoio do MTur, Rotas Amazônicas Integradas são case na Abav Expo 2021

A união de sete estados do Norte do país em prol da promoção do turismo de pesca esportiva na região foi um case de sucesso apresentado nesta quinta-feira (07.10) durante a 48ª Abav Expo, em Fortaleza (CE). Com apoio do Ministério do Turismo, a palestra “Um norte para o turismo: as Rotas Amazônicas Integradas” trouxe informações sobre o projeto, que trabalhará o desenvolvimento integrado envolvendo produtos ligados à pesca do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, parabenizou a iniciativa exposta e destacou a importância da união entre os estados brasileiros. “Sabemos…
Saiba Mais
Belémtur e Codem promovem capacitação para comerciantes da ilha do Combu

Belémtur e Codem promovem capacitação para comerciantes da ilha do Combu

A Coordenadoria Municipal de Turismo (Belémtur) e a Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem) realizaram na ultima quarta-feira, 29, na ilha do Combu, em Belém, capacitação para os proprietários e trabalhadores de bares e restaurantes do local.  O objetivo da ação foi capacitar os comerciantes da ilha do Combu para alcançar excelência no atendimento ao público local e aos turistas. A atividade é preparatória para as campanhas Turismo 5 estrelas e Selo de Qualidade de Turismo, que devem ser lançadas em breve pela Prefeitura de Belém para fomentar o turismo na cidade e na região da ilhas. …
Saiba Mais