Representantes da Abrajet visitam Ilha do Combu, em Belém

Os representantes da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), os jornalistas Evandro Novak, de Santa Catarina, e Luís Pires, de Tocantins, visitaram a cidade de Belém do Pará para participar do lançamento do V Prêmio de Jornalismo em Turismo, realizado pela Abrajet-Pará, na noite da última quarta-feira, 07, no auditório do Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso.

Antes do evento, aproveitaram para fazer um pequeno passeio ao redor de Belém. O destino escolhido pelo fotógrafo João Ramid, da diretoria da Abrajet-Pará, que acompanhou os visitantes, foi a famosa Ilha do Combu, banhada pelos rios Guamá e Pará que reserva paisagens típicas ribeirinhas e uma vista panorâmica de Belém, de tirar o fôlego.

Os visitantes atravessaram o Rio Guamá de voadeira, uma pequena embarcação ribeirinha. O trajeto durou apenas 15 minutos até a primeira parada, um banco de areia que se forma no meio do Rio Pará, quando a maré está baixa.

Foi o momento ideal para se refrescar com um banho de rio e fazer vários flashes e entrevistas com o guia e morador da ilha, Boaventura Júnior, que falou sobre a ilha e depois os levou para um almoço especial no restaurante da família, um empreendimento ainda pouco explorado pelos habitantes da cidade, que serve comida caseira de boa qualidade. Após se deliciarem com os pratos regionais escolhidos, um prato de charque assado, peixe frito e açaí batido na hora, os visitantes ainda aproveitaram para tirar um cochilo nas redes amazônicas.

“Fiquei impressionado com o turismo de vivência do Combu, especialmente com essa família que recebe todo mundo com uma gastronomia simples, mas espetacular, que não perde para nenhuma alta gastronomia do mundo, onde a gente aproveitou para ver a colheita do açaí na mata e também tomar um banho de rio muito gostoso. Esse contraste entre a selva de pedras que é a cidade de Belém e de outro lado, uma floresta, com muito verde, rios e furos, me impressionou bastante”, comentou Luís Pires, da Abrajet de Tocantins.

No dia seguinte, os jornalistas visitaram as instalações do Grupo Estado de Comunicação, cujo um dos sócios é o jornalista Nilton Guedes, vice-presidente da Abrajet Nacional, que também aproveitou para levá-los ao tradicional mercado do Ver-o-Peso, considerado um dos cartões postais de Belém, onde o jornalista Evandro Novak, gravou algumas imagens a serem exibidas no programa TV Bom Dia Santa Catarina.

Almoço no restaurante “Lá em Casa” (Estação das Docas) do presidente da Abrajet nacional, Evandro Novak, e do novo secretário executivo da entidade, Luiz Pires, com diretores da Abrajet Pará e empresário do Grupo Estado de Comunicação Digital

Antes de partir para seus estados, os visitantes se deliciaram com o menu paraense, um prato especial oferecido pelo restaurante Lá em Casa, na Estação das Docas, preparado para os turistas experimentarem um pouco das principais iguarias paraenses, na companhia de João Ramid, Nilton Guedes e da presidente da Abrajet-Pará, Christina Hayne. Nesta visita a Belém, os jornalistas ficaram hospedados no Hotel Sagres.

Texto: Julie Rocha

Fotos: João Ramid

Da Diretoria de Comunicação da Abrajet-Pará

Spread the love
By julierocha@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *