Visitantes do Círio ganham guia de bolso sobre os atrativos de Belém do Pará

Quem chegar a Belém do Pará para a Festividade do Círio de Nazaré terá à disposição o guia de bolso “Explore e Viva Belém”, que será distribuído no Aeroporto Internacional de Belém e pontos turísticos da cidade. O guia é uma ação conjunta do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Imprensa Oficial do Estado (Ioepa), responsável pela impressão e divulgação do material.

Segundo o presidente da Imprensa Oficial, Jorge Panzera, que entregou o material ao diretor do Departamento de Editoração e Memória da Secult, Cássio Tavernard, trata-se de um importante instrumento para o turista que chegar a Belém no período do Círio de Nazaré. “É um informativo turístico que vai facilitar a vida das pessoas que tem nos visitado na quadra nazarena. Também é um estímulo para que o Estado invista sempre nesse caminho de receber bem os turistas”. Além de garantir o retorno dos turistas, ele destaca a importância de uma divulgação e receptividade aos turistas para gerar uma propaganda positiva da imagem da cidade e do estado, “que é levada para fora por esses visitantes para que mais e mais turistas venham conhecer as belezas da nossa capital e do nosso estado”.

O diretor de Departamento de Editoração e Memória da Secult, Cássio Tavernard, informou que o guia é direcionado para os espaços culturais do Governo do Estado na capital paraense e vai ajudar os turistas e a própria população a se localizarem quando precisarem visitar os pontos turísticos e culturais em Belém. “Existem algumas aberturas como é o caso do Mercado do Ver-o-Peso, mas é justamente para mostrar o funcionamento dos nossos museus, dos nossos teatros e outros espaços de cultura e lazer. Vem pra suprir essa demanda”, disse ele, ao informar que o próximo passo será a criação de um mapa para cada espaço turístico.

Jorge Panzera e Cássio Tavernard mostram que o guia é fácil de usar e cabe no bolso. Foto: Sidclei Miranda/Ioepa  

A ausência de informação ao turista é um dos pontos levantados em pesquisa realizada pela Setur e que devem ser trabalhados em materiais de divulgação desse tipo, como esclarece o titular da Setur, André Dias. “Para melhorar a experiência do turista no Círio de Nazaré vamos utilizar esses meio de divulgação, como o guia de bolso, o site do Círio, o Instagram e Facebook que para que principalmente o turista que vem do estado seja abastecido de informações”, esclareceu ele, ao informar que o material será distribuído a partir desta sexta (11) nos hotéis, nos pontos turísticos e pontos de informação turística no aeroporto e na rodoviária.

O guia de bolso “Explore e Viva Belém – conheça os lugares para visitar na cidade” foi concebido em um formato de fácil manuseio e visualização e apresenta projeto gráfico moderno e vibrante com ilustrações dos pontos turísticos e culturais de Belém. Ao consultar o guia, o visitante terá acesso a informações gerais sobre os principais locais para uma visita curta ou demorada à cidade, desde o Mercado do Ver-o-Peso, aos principais museus, igrejas, parques e teatros. Além disso, poderá seguir e acompanhar a programação de cada local no Instagram.

Estão no mapa: Casa das Onze Janelas, Theatro da Paz, Teatro Waldemar Henrique Museu do Estado do Pará, Mangal das Garças, Estação das Docas, Igreja de Santo Alexandre, Fundação Curro Velho, Ver-o-Peso, Parque Estadual do Utinga, São José Liberto, Parque da Residência, Museu do Círio, Fundação Cultural do Pará, Forte do Castelo e, além do Tribunal de conta do Estado, que abriga no período do Círio abriga a exposição “Exposição Canoas dos Promesseiros”, no centro da cidade.

Spread the love
By julierocha@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *