Igarapé-Açu (PA) homenageia produtor com I Feira do Agricultor

Spread the love

Julie Rocha

De Igarapé-Açu

Fotos e vídeos: Fernando Nobre

Em homenagem ao Dia do Agricultor, a Prefeitura Municipal de Igarapé-Açu, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semaab), apresenta nesta quarta-feira (28) a I Feira de Agricultor, em frente ao Mercado Municipal Gidalte Alves de Almeida, com a oportunidade de venda direta do pequeno produtor para o consumidor. A ação, que ocorre até o dia 31 deste mês, de 8h às 13h, é organizada em parceria com o Sebrae (Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

Segundo o prefeito Riachão, a feira tem o objetivo de valorizar os pequenos agricultores e incentivá-los cada vez mais a plantar, a colher para poder trazer o alimento da região para a população. “Essa é a nossa proposta. Nós construímos o sonho com o nosso secretário e por meio de parcerias estamos emprenhados na realização desse primeiro evento”, comentou o prefeito Riachão.

Além da homenagear o pequeno agricultor em uma data tão especial, o titular da Semaab, Neto Alves, explica que a feira é a oportunidade de o pequeno produtor estreitar os laços, expondo seus produtos e atraindo o mercado consumidor para garantir uma venda direta. Ele ressalta a importância das parcerias institucionais nesta ação.

“Hoje nós estamos numa rota turística e temos que avançar na questão turística, agrícola e de urbanismo. Então, acredito que é assim que se faz, com parceria e com a união de todos. Graças a Deus, estamos numa gestão que olha para a questão agrícola, que olha para o desenvolvimento agrícola, então só tenho a agradecer a oportunidade para que a gente consiga dar o mérito que o agricultor realmente merece, a visibilidade e o respeito”.

No espaço, 20 barracas doadas pela Sedap dão apoio na exposição dos produtos dos agricultores de cerca de 20 associações que atuam na região.

Nos quatro dias do evento serão expostos artesanatos, geleias de frutas regionais, pimentas, molhos, óleos de coco e de andiroba e outros cosméticos artesanais da Quinta das Anbirobeiras, além de outros produtos da olericultura, fruticultura, artesanato, palestras na área agrícola e venda de comidas típicas. “É um leque de oportunidades, se abre oportunidades. É um passo fundamental no desenvolvimento da cidade”, informou Alves.

Para fomentar o empreendedorismo, o Sebrae estará com uma unidade móvel com a oferta de serviços como abertura de negócios, formalização e regularização do MEI, entre outras orientações voltadas ao micro empreendedor.

Versatilidade – Com uma agricultura versátil, voltada para tanto para a agricultura familiar quanto a agricultura de médio e grande porte, o município de Igarapé-Açu se destaca com a fruticultura, a olericultura e a cultura do açaí, um produto que está em grande expansão e aceitação no mercado nacional e internacional, além da pimenta-do-reino cultivada há mais de 50 anos no município e da expansão do dendê, extraído do óleo de palma com uma indústria que extrai e exporta óleo refinado.

Serviço: A I Feira do Agricultor de Igarapé-Açu ocorre de 28 a 31 deste mês, das 8h às 13h, em frente ao Mercado Municipal Gidalte Alves de Almeida. A feira é uma ótima oportunidade para quem está passagem pela rota turística Belém-Bragança, sentido Belém-Salinópolis, nordeste paraense.

By Julie Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *