Ministério do Turismo e IFPR abrem inscrições para capacitação de guias em atrativos culturais

Spread the love

Guias de turismo que atuam nos estados do Sul do país podem se inscrever até o dia 15 de setembro no curso de especialização em atrativos culturais. Promovido pelo Ministério do Turismo e pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), a capacitação terá como foco os atrativos culturais, patrimônio e a sustentabilidade dos destinos turísticos. A iniciativa tem o objetivo de aprimorar competências destes profissionais, neste momento de retomada, e proporcionar experiências ainda mais ricas aos turistas que buscam conhecer a cultura brasileira.

Se inscreva aqui.

Ao todo, são disponibilizadas 100 vagas. Para participar, os interessados deverão ter registro de “Guia Regional” no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Além disso, o candidato deverá ter no mínimo 18 anos de idade, ensino médio concluído, curso técnico em turismo concluído e ter acesso a um computador (desktop ou notebook) com internet, uma vez que não será possível acessar o conteúdo apenas com o aparelho celular.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destacou a importância de se especializar neste momento em que o país vive o retorno das viagens. “Somos um país rico em cultura e a região Sul é uma parte importante desse contexto. Então, precisamos qualificar estes profissionais para que eles possam contribuir para proporcionar ao turista uma experiência única e conhecer bem as histórias, costumes e os patrimônios dessa região tão singular”, destacou.

O curso faz parte de uma série de capacitações que estão sendo realizadas neste ano em atrativos culturais e naturais brasileiros. Para isso, o Ministério do Turismo firmou parceria com quatro institutos federais de ensino: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (Nordeste), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Sudeste), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (Sul) e Universidade Federal do Tocantins (Norte e Centro-Oeste).

Atualmente, há mais de 21 mil Guias de Turismo regionais em todo o país, que realizam a recepção, translado, acompanhamento e prestam informações e assistência turística em itinerários ou roteiros locais ou intermunicipais, dentro de um mesmo estado, para visita a atrativos turísticos. Na prática, estes profissionais realizam uma mediação cultural, interpretam atrativos e são determinantes para garantir experiências únicas aos turistas.

Parque Gaúcho, em Gramado (RS). Crédito: Renato Soares/MTur

By Julie Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *