Iluminação especial marca abertura oficial do Círio 2021 em Belém (PA)

Spread the love

A programação da 229ª edição do Círio de Nazaré foi aberta oficialmente na noite desta terça-feira (05), com missa na Basílica Santuário de Nazaré, seguida da distribuição de partes da corda deste ano para as 98 paróquias que compõem a Arquidiocese de Belém. Após a celebração presidida pelo bispo auxiliar de Belém, Dom Assis Ribeiro, e transmitida por um telão em frente à igreja, foram acesas todas as luzes que compõem decoração luminosa da Praça Santuário de Nazaré.

A programação da 229ª edição do Círio de Nazaré foi aberta oficialmente na noite desta terça-feira (05), com missa na Basílica Santuário de Nazaré


A primeira a acender foi a iluminação da imagem da Santa com lâmpadas de led na lateral direita da entrada da Praça Santuário. Em seguida, foram acesas todas as luzes externas da Basílica Santuário e das figuras de santos e anjos instaladas nos postes que ornamentam a frente Praça. “As luzes da praça rememoram um pouco os mantos de Nossa Senhora. A prefeitura tem uma satisfação imensa em ser parceira da Arquidiocese de Belém e que tenhamos um Círio de paz”, disse o vice-prefeito, Edilson Moura.

A primeira a acender foi a iluminação da imagem da Santa com lâmpadas de led


Um grande túnel localizado ao fundo da Praça Santuário também ganhou iluminação especial e chamou a atenção dos visitantes que puderam passar pelo túnel e lembrar os principais momentos das edições passadas do Círio de Nazaré. Em toda a extensão do piso do túnel luminoso há imagens dos mantos usados pela Santa Peregrina durante a procissão principal da festa religiosa, além dos principais cartazes usados para divulgar a maior festa católica do Brasil e umas maiores do mundo.


Um grande túnel localizado ao fundo da Praça Santuário também ganhou iluminação especial


A programação da abertura oficial do Círio de Nazaré 2021 encerrou com um concerto musical do Amazônia Jazz Band logo após a premiação dos vencedores do XXVII Concurso de Redação do Círio, na Concha Acústica.
Decoração luminosa
Segundo a Secretaria de Urbanismo (Seurb), a Prefeitura de Belém vai inaugurar outras estações decorativas, incluindo a imagem luminosa de Nossa Senhora, com 20 metros de altura e 11 metros de largura, será inaugurada na sexta-feira, 8, na Avenida Visconde de Souza Franco, com Marechal Hermes.
“A iluminação contempla várias partes da cidade. Ainda vamos inaugurar a iluminação da Sé e a Santa na Doca, que vai girar em 360 graus, como se estivesse abençoando os romeiros”, explica o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves.


Também foram criadas três estações luminosas com adereços em formato de estrela cadente, cometa, santa iluminada, figuras luminosas em forma da palavra Círio, de conjunto de notas musicais, de anjo e da Sagrada Família, que vão ser instaladas na Praça dos Estivadores, na Praça da República e no Largo do Redondo. Ao todo são mais de seis mil lâmpadas utilizadas em todas as decorações.
Para o bispo auxiliar Dom Assis Ribeiro, as luzes da decoração possuem um simbolismo importante. “A luz é Jesus, ele disse que é a luz do mundo. Então a luz brilha, afugenta as trevas e onde há luz não existe maldade”, concluiu o sacerdote.

Por Julie Rocha
Fotos: Fernando Nobre

By Julie Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *