Estado e Prefeitura assinam autorização para obra do terminal hidroviário de Icoaraci

Spread the love

Um terminal hidroviário para fomentar o turismo e contribuir com a mobilidade em Icoaraci será construído no distrito de Icoaraci. A autorização para a abertura do processo licitatório da obra foi assinada na última quinta-feira, 7, no Palácio dos Despachos.

A obra do terminal turístico hidroviário de Icoaraci está orçada em R$ 10 milhões, valor é oriundo de emenda parlamentar e parte do governo estadual, sendo ainda complementado o valor, através de um convênio com a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), que também foi assinado durante o evento.

A obra será construída em cooperação entre Prefeitura de Belém e governo estadual. O Termo de Cooperação Técnica foi assinado pelo governador Helder Barbalho e pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, em junho.

A Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH) será o órgão responsável pela execução e fiscalização da obra. O terminal vai contar com uma grande estrutura, desde rampa, píer de aço, flutuante, onde poderão atracar ao mesmo tempo dez embarcações de pequeno porte, deck, além de outros espaços.

De acordo com o vice-prefeito de Belém, Edilson Moura, o terminal é um presente para Icoaraci que completou 152 anos na última sexta-feira, 8.

“Será beneficiada uma população imensa, as que moram em Cotijuba e que trabalham em Belém ou Icoaraci. O turismo será fomentado com esse novo terminal hidroviário. A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) ajudou na construção do projeto desta imensa obra”, comentou.

Terminal hidroviário beneficiará Icoaraci, ilhas adjacentes e o turismo

A estimativa é que a o terminal de Icoaraci beneficie mais de 167 mil pessoas residentes no distrito. Segundo a titular da Agência Distrital de Icoaraci (Adic), Ellana Silva, o novo terminal vai somar com outras ações que a prefeitura vem realizando no distrito.

“O terminal vai contribuir para a valorização do distrito. A prefeitura já vem trabalhando de uma forma integrada entre as secretarias para desenvolver melhorias em Icoaraci, uma delas é a orla, que está sendo finalizada”, disse.

Além de ser um local para o desembarque de turistas que viajam em cruzeiros, o terminal vai contribuir para a mobilidade urbana da cidade, explicou a superintendente da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Ana Valéria Borges.

“Essa obra vai proporcionar um espaço para ajudar no fomento do turismo, mas também ajuda na mobilidade urbana, nas travessias para as ilhas”.

O governador do Pará, Hélder Barbalho, destacou a importância de fomentar a mobilidade e o turismo no distrito.

“Esse terminal vai garantir acessibilidade, dignidade e respeito aos usuários. A partir do processo licitatório, a expectativa é que possamos entregar o mais rápido possível, aproximando diversas ilhas de Icoaraci e Belém”.

Participaram também do ato de assinatura, a superintendente da Sudam, Louise Caroline Campos, o presidente da CPH, Abraão Benassuly, além de secretários municipais e estaduais, parlamentares municipais, estaduais e federais.

Fotos: Fernando Nobre

By Julie Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *