Icoaraci ganha orla revitalizada e programação especial nos 152 anos de fundação

Spread the love

A charmosa Vila Sorriso, como é conhecida o distrito de Icoaraci, a 20 km de Belém (PA), festejou 152 anos na última sexta-feira (08). A data foi celebrada ao longo da semana com uma programação especial preparada pela Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Icoaraci.

Plantio de mudas do projeto Icoaraci Mais Verde, na Praça da Matriz, com programação voltada também para crianças na Biblioteca Avertano Rocha, além de sensibilização às mulheres do distrito sobre a Campanha Outubro Rosa estavam entre as ações desenvolvidas desde segunda-feira (04).

Na noite de quarta-feira (07), autoridades federais, estaduais e municipais caminharam pela nova orla de Icoaraci, desde o trapiche onde será construído o Terminal Hidroviário Turístico até a Concha Acústica, para a cerimônia oficial dos parabéns á Vila.

A caminhada marcou a reinauguração do novo muro de arrimo e a reforma do calçamento, guarda-corpo da concha acústica que foi totalmente revitalizada para receber os shows culturais. Como fez nos principais pontos de Belém, a Prefeitura também montou iluminação de LED referente ao Círio de Nazaré em toda a extensão da Orla.

Além das apresentações culturais e de exibição de um vídeo sobre Icoaraci, foi o momento de cantar os parabéns a Vila Sorriso e cortar o tradicional bolo, uma homenagem à cerâmica produzida pelos artesãos do distrito, que contou com o apoio de empresários locais.

O vice-prefeito Edilson Moura falou de todas as ações que estão sendo feitas para deixar novamente a orla de Icoaraci mais bonita e atrativa aos moradores e visitantes. “Colocamos a iluminação do Círio, considerada a maior procissão existente no Brasil e uma das maiores do mundo”.

Edilson lembrou ainda que entre os principais artistas paraenses, o professor, ator e um dos fundadores do grupo Gruta de Teatro, Salustiano Vilhena, é de Icoaraci. “Embora ele ja esteja com 78 anos anos, continua atuante na atividade teatral”, disse ele ao homenagear também diversos grupos culturais e artesãos locais.

Também prestigiou o evento o presidente da Imprensa Oficial do Estado Jorge Panzera, que falou da satisfação em ver Icoaraci mais bem cuidada. Jorge Panzera elogiou o trabalho da gestora Ellana Silva, e também do governador Helder Barbalho pelo esforço na construção do Terminal Hidroviário Turístico de Icoaraci, cujo convênio foi assinado no mesmo dia, no Palácio do Governo.

“Todas essas melhorias que estão sendo feitas na Vila Sorriso não só vão engrandecer o turismo dessa região das ilhas mas, sobretudo, trazer dignidade para os próprios moradores, valorizando e gerando emprego e renda para as pessoas que vivem e trabalham em Icoaraci”.

A agente distrital de Icoaraci Ellana Silva, agradeceu à força-tarefa montada por todas as secretarias da Prefeitura de Belém e pelos próprios moradores para que todas as melhorias fossem feitas na Orla.

“Eu agradeço à Seurb pela iluminação do Círio e reforma do pontão do Cruzeiro que estava muito deteriorado, à Semma pelo plantio de mudas e paisagismo da nossa orla, entre outros que nos apoiaram nessa programação intensa pelo aniversário de Icoaraci”.

Turismo – Considerado o portão de entrada para conhecer as principais ilhas do entorno, como Caratateua (Outeiro), Cotijuba e Jutuba, além do Arquipélago do Marajó para acesso por balsa, Icoaraci também é um dos principais pontos turísticos de Belém e muito visitada por turistas para compra de artesanato marajoara na Feira de Artesanato do Paracuri.

Durante todos os dias e principalmente aos finais de semana, a Orla de Icoaraci é point dos que gostam de tomar água de côco, comer tapioquinha, aproveitar o cardápio regional dos restaurantes situados em toda sua extensão ou apenas contemplar um belo pôr do sol.

Também participaram da cerimônia o deputado federal Cácio Andrade, os secretários municipais de Administração, Jurandir Novaes; Deivison Alves (Urbanismo), Rodrigo Moraes (Habitação), além dos vereador Alan Pombo, Apolônio Brasileiro e Dona Neves.

Fotos: Fernando Nobre

By Julie Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *