Codem realiza atividade preparatória ao circuito Gastronomia das Ilhas realizado pela Prefeitura de Belém

Spread the love

Trabalhadores do setor gastronômico da ilha do Combu participaram de palestras de capacitação, promovida pela Diretoria de Desenvolvimento e Negócios (DDN) da Companhia de Desenvolvimento Metropolitano de Belém (Codem), nesta quarta-feira, 13.

A atividade é parte integrante e está prevista no calendário preparativo do circuito Gastronomia nas Ilhas, evento que será realizado pela Prefeitura de Belém, através da Codem com apoio da Belémtur nos dias 23 e 24 de outubro, na ilha do Combu.

Desde 2015, Belém é reconhecida pela Organização das Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como integrante da Rede de Cidades Criativas da Gastronomia.

Já foi realizado o Circuito Gastronômico das Ilhas no Combu, com destaque para a produção de chocolate e reconhecimento internacional, inclusive, pela não utilização de materiais industrializados, com teor de pureza e sabor único de chocolate 100% cacau.

Fomento à gastronomia, artesanato e turismo

Para a edição 2021 do evento, obedecendo aos padrões internacionais, a Codem e Belemtur objetivam com o circuito Gastronomia das Ilhas – Ilha do Combu fomentar o turismo gastronômico no entorno da capital e consolidar essa ferramenta essencial dentro das políticas públicas de fomento à gastronomia, artesanato e turismo, alinhada à sustentabilidade e apoio à cultura regional.

Nos meses de agosto e setembro passados foram realizadas oficinas de capacitação, treinamentos e de manuseio de alimentos,  em parceria com a Belémtur, tendo como público-alvo, moradores da ilha, barqueiros, funcionários dos restaurantes e pousadas.

Segundo o coordenador do Núcleo Setorial e de Planejamento da Codem, Wesley Batista, a atividade realizada nesta quarta-feira cumpriu importante função de preparação ao evento.

Batista explica que foram realizadas duas palestras, tendo como público-alvo cozinheiros dos restaurantes participantes do circuito. A primeira palestra denominada: Boas práticas de manipulação, proferida pela professora e nutricionista da Universidade da Amazônia (Unama), Yamila Alves. A segunda sobre o tema: Habilidades básicas, manipulação e o dia-a-dia dentro da cozinha, sob responsabilidade do gastrólogo e professor, Rodin Miranda (Unama)

Fotos: Fernando Nobre e PMB

By Julie Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *