Trabalhadores do setor gastronômico da ilha do Combu participaram de palestras de capacitação, promovida pela Diretoria de Desenvolvimento e Negócios (DDN) da Companhia de Desenvolvimento Metropolitano de Belém (Codem), nesta quarta-feira, 13.
A atividade é parte integrante e está prevista no calendário preparativo do circuito Gastronomia nas Ilhas, evento que será realizado pela Prefeitura de Belém, através da Codem com apoio da Belémtur nos dias 23 e 24 de outubro, na ilha do Combu.
Desde 2015, Belém é reconhecida pela Organização das Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como integrante da Rede de Cidades Criativas da Gastronomia.
Já foi realizado o Circuito Gastronômico das Ilhas no Combu, com destaque para a produção de chocolate e reconhecimento internacional, inclusive, pela não utilização de materiais industrializados, com teor de pureza e sabor único de chocolate 100% cacau.
Fomento à gastronomia, artesanato e turismo
Para a edição 2021 do evento, obedecendo aos padrões internacionais, a Codem e Belemtur objetivam com o circuito Gastronomia das Ilhas – Ilha do Combu fomentar o turismo gastronômico no entorno da capital e consolidar essa ferramenta essencial dentro das políticas públicas de fomento à gastronomia, artesanato e turismo, alinhada à sustentabilidade e apoio à cultura regional.
Nos meses de agosto e setembro passados foram realizadas oficinas de capacitação, treinamentos e de manuseio de alimentos, em parceria com a Belémtur, tendo como público-alvo, moradores da ilha, barqueiros, funcionários dos restaurantes e pousadas.
Segundo o coordenador do Núcleo Setorial e de Planejamento da Codem, Wesley Batista, a atividade realizada nesta quarta-feira cumpriu importante função de preparação ao evento.
Batista explica que foram realizadas duas palestras, tendo como público-alvo cozinheiros dos restaurantes participantes do circuito. A primeira palestra denominada: Boas práticas de manipulação, proferida pela professora e nutricionista da Universidade da Amazônia (Unama), Yamila Alves. A segunda sobre o tema: Habilidades básicas, manipulação e o dia-a-dia dentro da cozinha, sob responsabilidade do gastrólogo e professor, Rodin Miranda (Unama)
Fotos: Fernando Nobre e PMB