Ministro do Turismo prestigia Festuris e cumpre agenda no Sul do Brasil

Spread the love

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, participou na ultima sexta-feira (05.11), em Gramado (RS), da abertura oficial do Festuris (Festival de Turismo de Gramado), a maior feira do setor no Sul do país. Machado Neto também teve reuniões com prefeitos e representantes do trade turístico de algumas cidades para tratar do desenvolvimento da região.

Pela manhã, o ministro do Turismo se reuniu com o senador Luiz Carlos Heinze, o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, empresários e trabalhadores do setor turístico, quando discutiu medidas para fomentar o ramo, como a estruturação de aeroportos e rodovias regionais. Em seguida, Machado Neto visitou o Colline de France, eleito o melhor hotel do mundo pelo Tripadvisor.

Em estilo e decoração que lembram a França, o hotel conta com 34 suítes, que ostentam móveis esculpidos à mão em estilo imperial. Desde 2018, o empreendimento tem contado com a linha de crédito do Fundo Geral de Turismo (Fungetur) para a realização de obras de melhorias dos serviços prestados aos hóspedes. Durante a pandemia, o hotel captou R$ 2,7 milhões, destinados a capital de giro. Ao todo, foram R$ 6,7 milhões investidos por meio do Fundo.

Na parte da tarde, Gilson Machado Neto esteve no Festuris, onde visitou estandes de vários estados, cidades e operadores turísticos e comemorou o fato de a feira voltar a ter grande público neste ano. “São mais de 210 estantes, de praticamente todos os estados, operadores do setor, mídia especializada etc. Isso mostra uma recuperação total do turismo”, disse o ministro.

Seguindo a agenda, já em Nova Petrópolis, a comitiva do ministro realizou visita técnica à Cervejaria Edelbrau, que tem no turismo sua principal fonte de renda. Todos os meses, cerca de sete mil visitantes passam pelo local. “O turismo é fundamental para nossa atividade econômica, porque gera emprego e faz com que fomente a economia da cidade”, disse Samuel Zang, co-proprietário do empreendimento. “Acabamos virando um ponto turístico, e isso mostra que uma cervejaria é muito mais do que fazer sua própria cerveja”, completou.

O ministro do Turismo seguiu para Caxias do Sul, onde conheceu parte do local onde é realizada a Festa Nacional da Uva, um dos principais eventos turísticos do país. “Para nós, é uma honra muito grande a participação do ministro, em prol do nosso estado, em prol do turismo de Caxias do Sul”, comentou Ênio Martins, secretário de Turismo de Caxias do Sul. “Uma cidade pujante, segundo maior PIB do estado, segunda maior cidade do estado. Nos sentimos muito honrados com a presença do ministro”, declarou.

Já em Nova Pádua, o ministro Gilson Machado Neto se reuniu com o prefeito Danrlei Pilatti, parlamentares e representantes do turismo da cidade para tratar do enoturismo e de medidas para estimular o setor. Para o deputado federal Marcel Van Hattem, a visita do ministro à região mostra o compromisso do governo federal com o país. “Tivemos uma audiência em Brasília, fizemos o convite e o ministro Gilson veio conhecer o potencial das nossas cidades. Receber, pela primeira vez, um ministro de Estado em nosso município é motivo de muita honra para todos nós”, comentou.

By Julie Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *