Grande Rio abre os caminhos para a glória: Salve a Campeã de 2022!

Spread the love

Valeu a pena esperar! Antes mesmo de ouvir o resultado final da apuração dos desfiles das Escolas de Samba do Carnaval 2022, que consolidaria o primeiro título de sua história no Grupo Especial, a Acadêmicos do Grande Rio foi aplaudida de pé por todas as coirmãs e o público que ocupava os setores 12 e 13 da Praça da Apoteose

Ainda faltava a leitura das notas de três julgadores de Evolução, o último envelope a ser aberto, e a tricolor de Duque Caxias – fundada em 1988 – recebeu a aclamação de uma campeã incontestável. A Grande Rio levou para a Avenida o enredo “Fala Majeté! Sete chaves de Exu”- criado e desenvolvido pelos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, que também estreiam na galeria dos artistas vencedores no Grupo Especial.

As emoções continuaram

A Apuração do Grupo Especial, realizada desde as 16h20 desta terça-feira, 26, não foi menos emocionante do que os desfiles de Sexta-Feira, 23, e Sábado, 24. A campeã totalizou 269,9 pontos, chegando três décimos à frente da Beija-Flor, vice-campeã, com 269,6 pts. Em terceiro lugar ficou a Unidos do Viradouro, com 269,5 pts; em quarto, a Unidos de Vila Isabel, com 269,3 pts; em quinto, a Portela, com 269,2 pts; e em sexto, o Salgueiro, com 268,3 pts. Estas seis Agremiações retornarão à Avenida na noite do próximo sábado, 30, a partir das 21h30, para a Festa das Campeãs. O canal Multishow, do Sistema Globo, fará a transmissão ao vivo.

As demais colocações foram as seguintes: 7o lugar – Mangueira, com 268,2 pts; 8o lugar – Mocidade Independente, com 268,2 pts (desempate no quesito Evolução); 9o lugar – Unidos da Tijuca, com 267,9 pts; 10o lugar – Imperatriz Leopoldinense, com 266,9 pts; e, em 11o lugar, a Paraíso do Tuiuti, com 266,4 pts. A São Clemente chegou na 12a colocação, com 263,7 pontos, caindo para a Série Ouro (Grupo de Acesso), onde desfilará no Carnaval 2023. Vencedor da Série Ouro, o Império Serrano retornará ao Grupo Especial no ano que vem.

A festa prossegue no pódio

Terminada a leitura dos mapas com as notas dos julgadores, presidentes e diretores das seis primeiras colocadas foram chamados ao pódio para receber troféus das mãos do presidente da Light, Raimundo Nonato; da Águas do Rio, Alexandre Bianchi; empresas patrocinadoras do Rio Carnaval 2022. O presidente da Riotur , André Duarte, e o vice, Bruno Mattos, também foram chamados. Representaram a LIESA na cerimônia, o presidente Jorge Perlingeiro, e o vice Hélio Motta.

Três Escolas sofreram punições

Antes de dar início à abertura dos envelopes, o presidente da LIESA, Jorge Perlingeiro, esclareceu que três Escolas foram penalizadas por terem infringido o Regulamento de Desfile. A Paraíso do Tuiuti perdeu dois décimos (0,2) por ter ultrapassado em dois minutos o seu tempo de desfile; a Mocidade Independente foi punida em um décimo (0,1) pelo desacoplamento de tripés ligados ao abre-alas, ultrapassando o número de alegorias permitido; já a Mangueira sofreu uma multa de R$ 60 mil por ter atrasado a colocação de seus carros alegóricos na área de Concentração. A multa será depositada em favor da LIESA. Perlingeiro explicou também que o Regulamento estabelecia o descarte da maior e da menor notas concedidas a cada Escola, em cada quesito.

O presidente da LIESA assegurou ainda que as justificativas dos julgadores para todas as notas diferentes de 10,0 serão publicadas no site LiesaNet, na tarde desta quinta-feira, dia 28.

Ingressos para o SÁBADO DAS CAMPEÃS estão à venda

Pessoas interessadas na compra de ingressos de ARQUIBANCADAS ESPECIAIS, POPULARES e CADEIRAS INDIVIDUAIS ainda podem encontrá-los no Estande LIESA, instalado atrás do Setor 11, no Sambódromo, com entrada pela Av. Salvador de Sá. No mesmo local também estão sendo feitas as trocas de vouchers pelos ingressos definitivos.

(Texto: Cláudio Vieira – Fotos: Equipe Liesa – Henrique Matos, Maria Zilda Matos, Magaiver Fernandes, Diego Mendes, Marcelo Martins, Fausto Ferreira, Peter ilicciev e Willy Shampoo)

By Julie Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.